Conquista Urgente

Conquista Urgente


Ótica Companhia dos Olhos: Promoção Verão 2015

Quinta | 22.01.2015 | 11h08


Ótica Companhia dos Olhos, amiga do seu verão!

Proteger os olhos é tão importante quanto à proteção da pele contra os raios solares, e a Ótica Companhia dos Olhos possui uma variedade imensa de óculos de sol, que além de deixar os seus olhos protegidos, te proporcionará um up no seu visual, e, consequentemente com a autoestima muito mais elevada você vai curtir o verão com toda a intensidade que a época proporciona. Ótica Companhia dos Olhos, óculos de sol das melhores marcas: Ray-Ban, Vogue, HB, Oakley e outros a partir de 10x de 38,80 no cartão sem juros. Não perca essa oportunidade! A Ótica Companhia dos Olhos fica localizada à Rua Euclides da Cunha, 58 – Centro, Fone: (77) 3441-4658.



Maior beneficiada por Bolsa Família, Bahia tem programas que incentivam geração de renda

Quinta | 22.01.2015 | 07h04
Autor: por Renata Farias


Dados obtidos no sistema Portal da Transparência, do governo federal, mostram que a Bahia é o estado que recebeu o maior valor em recursos do Programa Bolsa Família em 2014, aproximadamente 13% dos R$ 24,8 milhões destinados à ação, ou cerca de R$ 3,2 milhões. De acordo com a coordenadora do programa no estado, Luciana Santos, cerca de 1,8 milhão de famílias baianas são beneficiadas, com a influência de diversos fatores para o alto número. "A Bahia foi o primeiro estado a identificar as famílias com perfil de pobreza. Essa processo é bastante dinâmico aqui, o que faz com que nosso estado tenha um maior número de cadastros qualificados", explicou ao Bahia Notícias. Para seguir no programa, a cada dois anos o beneficiário deve atualizar seu cadastro, que ainda passa por uma ação de auditoria, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para certificar o direito à transferência de renda. Algumas ações realizadas pelo governo da Bahia, principalmente na zona rural, podem ter como consequência a redução no número de famílias que necessitam do auxílio, segundo superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), Rose Pondé. "O governo tem iniciativas no sentido de migrar essas famílias para um processo contínuo de inclusão socioprodutiva. A nível rural, temos duas grandes ações que se traduzem no programa de aquisição de alimentos na agricultura familiar, um voltado especificamente para inclusão de renda dos produtores familiares de leite e outro de produtos diversos", disse. O Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Cisternas, ambos na zona rural, estão entre as ações que tentam tirar a população da transferência de renda e levá-la a um processo de renda duradoura. Por meio dos programas, o governo incentiva a agricultura familiar, além da produção de leite, e doa a produção comprada para a rede escolar infantil. De acordo com a coordenadora estadual do programa, as condicionalidades para participação do programa –  crianças de até 15 anos com frequência escolar acima de 80%, acima de 70% para jovens de até 17 anos e 11 meses, acompanhamento de saúde para mulheres e crianças com calendário vacinal e relatório médico atualizados – garantem que as famílias tenham acesso à escola e saúde. Com essas medidas, há uma tendência de desligamento paulatino da transferência de renda pela população. "Alguns municípios da Bahia já têm registrado o que nós chamamos de retorno garantido, quando o beneficiário passa a ter um perfil de renda em que não há mais necessidade de receber o Bolsa Família. No entanto, se ele perder o emprego ou de alguma forma voltar a ter necessidade, há a garantia que ele volte a receber o benefício", afirmou Luciana. Dessa forma, os beneficiários têm um incentivo para se desligar do programa sem temer uma necessidade futura, segundo ela.

Brumado: Pais passam a madrugada na fila para tentar matricular filhos no Cmeas

Segunda | 19.01.2015 | 10h31
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A fila começou a se formar desde a noite de ontem (18) (Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A “batalha da matrícula” neste ano de 2015 parece ser maior do que nos anos anteriores, pelo menos na principal escola municipal, isso ficou patente na madrugada desta segunda-feira (19), onde se observou uma grande fila na busca do “desejado ingresso”. O Cmeas – Centro Municipal de Educação Agamenon Santana é tido como de excelência no aspecto do ensino municipal, o que provoca uma maior procura dos pais. No ano de 2014 os critérios da matrícula tinham sido alterados pela Semec, que adotou uma espécie de zoneamento, mas, agora neste ano de 2015, parece que o critério ficou mesmo do “quem chega primeiro na fila”. No início da manhã o Brumado Urgente registrou um aumento da fila, já que muitos pais chegaram e se somaram aos que estavam desde a madrugada, o que aumentou ainda mais a “aflição” para a conquista de uma vaga. 



No início da manhã de hoje a fila estava muito maior (Foto: Jamille Kelly | Brumado Urgente)

SISU: Inscrições começam hoje segunda-feira(19)

Segunda | 19.01.2015 | 09h11


Começa hoje segunda-feira (19) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tiraram nota zero na redação. As inscrições serão feitas online na página do Sisu até o dia 22. A lista de cursos que serão ofertados neste processo seletivo está disponível na página do Sisu. Ao todo serão 205.514 vagas no ensino superior público em 5.631 cursos de 128 instituições. Neste ano, o número de vagas aumentou 20% em relação ao processo seletivo do primeiro semestre de 2014. Houve acréscimo no curso de medicina, que passou de 2.925 vagas, na primeira edição de 2014, para 3.758 no mesmo período de 2015. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015.

Filme sobre brasileiro executado na Indonésia será repensado; cineasta não acredita em morte

Segunda | 19.01.2015 | 06h46


Foto: Reprodução

O filme que estava sendo produzido sobre o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, executado neste sábado (17) pelo governo da Indonésia, terá que ser repensado. Isso porque o cineasta Marcos Prado não acreditava que ele seria morto e sim, liberado. "Um 'filme de personagem' com um final trágico como esse não vai funcionar. Talvez tenhamos que mudar um pouco o foco, para, quem sabe, um filme sobre pena de morte, diferenças culturais e legais entre os países, diplomacia, corrupção, enfim, algo mais abrangente do que simplesmente a vida do Curumim", disse o cineasta à Folha de S. Paulo, se referindo a Archer pelo seu apelido no Rio de Janeiro. O projeto do documentário, explicou Prado, surgiu em 2012 por vontade do próprio Archer, que fez contato por meio de seu advogado. O cineasta chegou a visitar o brasileiro na prisão em julho de 2013 para conversar sobre o filme. Depois de ter sua execução adiada uma vez, o brasileiro acreditava que poderia ser solto alguns anos mais tarde.

Obras de asfaltamento começam a ser paralisadas em todo o país devido aos altos preços

Sexta | 16.01.2015 | 09h29


(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A Petrobras impôs desde dezembro dois reajustes no preço do asfalto, totalizando 40%, na venda direta, e provocou uma das mais graves crises nas empresas de pequeno e médio portes que trabalham na construção e recuperação de rodovias. As empresas alegam que não podem cumprir contratos em vigor com aumento tão expressivo do produto. Agora pedem ao DNIT “readequação” dos seus contratos. O desequilíbrio provocado pelo novo preço do asfalto vai provocar um corte de até 90% dos trabalhadores, nos canteiros de obra, Brasil afora. O aumento da Petrobras ocorre no período em que o petróleo, do qual o asfalto é derivado, tem hoje o menor valor dos últimos seis anos. DNIT e TCU já discutem a crise gerada pelo aumento do preço do asfalto, mas ainda não há solução para evitar a paralisação das obras. 

Execução de brasileiro preso na Indonésia é adiada para domingo

Sexta | 16.01.2015 | 08h27


Foto: Reprodução

O governo da Indonésia anunciou nesta quinta-feira (15) a alteração do dia da execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, que foi preso por tráfico de drogas no país asiático. Ele foi condenado em 2014, um ano após tentar entrar no aeroporto de Jacarta, capital do país, com 13,4 quilos de cocaína. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, ele será executado no próximo domingo (18) e não mais no sábado (17), como estava marcada anteriormente. Outros detentos também serão mortos no mesmo dia. O horário da execução não foi divulgado pelo governo indonésio, que também não revelou a causa do adiamento. Segundo o advogado de Marco, Utomo Karim, a prorrogação do prazo visava apenas garantir que os prisioneiros tenham tempo de se despedir de seus familiares. 

Conquista: Dupla é presa usando secador de cabelo para assaltar

Sexta | 16.01.2015 | 07h20
Autor: Redação iBahia


Foto: Reprodução

Um homem foi preso e um adolescente apreendido usando um secador de cabelos em uma tentativa de assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O caso foi na noite da segunda-feira (13) no bairro Alto Maron. Os dois foram conduzidos à delegacia pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar depois que populares conseguiram deter os suspeitos. Rodrigo Santos e o menor tentaram roubar uma mulher usando o secador por debaixo da camisa - o formato ficava similar ao de uma arma, assustando a vítima. O volume no entanto chamou atenção de pessoas que passaram, que acharam estranho o tamanho para uma arma. Populares cercaram a dupla e perceberam que eles estavam usando um secador de cabelo. A mulher acabou não sendo roubada e a PM foi chamada. Rodrigo já tem passagem policial. Ele e o adolescente foram soltos depois de serem ouvidos pela Polícia Civil porque não houve feridos e não estavam de fato armados, apenas assinando um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Maria Quitéria é reeleita presidente da UPB

Quinta | 15.01.2015 | 07h30
Autor: por Estela Marques/ Renata Farias/ Alexandre Galvão


Com um total de 257 votos, Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, foi reeleita, nesta quarta-feira (14), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). A eleição registrou 330 prefeitos votantes, 66 abstenções e 3 votos em branco, além dos 69 votos para Ricardo Machado, chefe do Executivo de Santo Amaro. Após a vitória, a socialista elogiou o governador Rui Costa pela "posição firme" de não apoiar, abertamente, nenhum dos dois candidatos e agredeceu aos funcionários da UPB. "Na hora que vou defender o prefeito, eu não olho o partido. Defendo todos da mesma forma", afirmou.

MEC divulga as notas do Enem 2014

Quarta | 14.01.2015 | 09h53


O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O candidato deve acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Para ver sua nota, o candidato deverá inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha. Qualquer dúvida o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61. O Enem foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014. Cada um dos mais de 6,3 milhões de candidatos que fizeram as provas, poderá ver a nota que tirou nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática), além da prova de redação. Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7% respectivamente em relação ao Enem do ano anterior.

Consumidor deverá apresentar CPF em compras acima de R$ 400 em supermercados

Quarta | 14.01.2015 | 07h37


Foto: Laércio de Morais I Conquista Urgente

Consumidores de supermercados com sistema de venda para atacado e varejo devem fornecer o número do CPF em compras que ultrapassem R$ 400. A medida passa a valer no dia 1º de março, mas a necessidade de apresentação do documento já pode ser encontrada em alguns estabelecimentos, por iniciativa própria. Instituída pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) em acordo com associações e sindicatos do setor, tem o objetivo de evitar a concorrência desleal e aumentar o combate à sonegação. De acordo com o superintendente de Administração Tributária da Sefaz-Ba, José Luiz Souza, não haverá aumento de custos para o consumidor ou para as redes de supermercado. "Com as informações em mãos, a Sefaz fará um cruzamento de dados para verificar se o titular de um CNPJ está adquirindo produtos em grandes quantidades, omitindo não só a compra como também a venda dessas mercadorias. Caso essas situações venham a ser identificadas, o contribuinte será chamado para prestar esclarecimentos na Sefaz", explicou o superintendente em nota. Ainda segundo Souza, as secretarias da Fazenda de outros estados já realizam a prática.

Especialistas recomendam beber 3 litros de água em dias de muito calor

Segunda | 12.01.2015 | 15h47


A água é absolutamente essencial para a vida. Somos capazes de aguentar mais de uma semana sem ingerir alimentos. Mas não aguentamos mais de três dias sem água. Dá para imaginar que nosso organismo tem aproximadamente 60% (adultos) e 75% (bebês) de água? Isso mesmo. Há muita água dentro de nós! É importante saber que essa água toda não fica parada. Ao contrário. Cicla e recicla. Sai para fora do corpo, mas necessariamente tem que voltar, para manter nosso equilíbrio hídrico, essencial à sobrevivência. Por isso, temos que tomar muita água ao longo do dia. Vamos entender como tudo isso funciona, principalmente, nos dias quentes. A água participa de vários processos fisiológicos. Só para lembrar alguns exemplos, é um componente essencial do sangue, dos sucos digestivos, da urina, do suor, da saliva, do líquor que protege o sistema nervoso central, dos ossos, das articulações e outros tantos mais. Além disso, tem funções bem definidas e fundamentais à vida como regular a temperatura do corpo. Em dias quentes, ou quando praticamos exercícios, colocamos o calor para fora transpirando muito mais.

Trágico: Criança de 3 anos de idade morre afogada na divisa entre Brumado e Aracatu

Segunda | 12.01.2015 | 13h59
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


(Fotocomposição Brumado Urgente)

Nessa época em que os rios que cortam Brumado estão cheios, é comum as famílias saíram em busca de se “refrescar”, mas, caso não sejam tomados os devidos cuidados, especialmente com as crianças, o passeio pode se tornar em tragédia. Infelizmente foi isso que aconteceu na Fazenda Coqueiro, que fica na divisa entre Brumado e Aracatu. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, a criança, do sexo masculino, chamado de Maicon Eduardo, estava brincando com outras crianças na proximidade do rio, quando a sua mãe notou pelo seu desaparecimento. Desesperados os familiares que moram no Bairro Olhos d'Água saíram à procura do menino, o qual foi encontrado sem vida por um tio. O choque foi muito forte e a mãe do menino teve que ser medicada, devido ao seu desespero. É um caso muito trágico, mas que acaba servindo de alerta para outras famílias que saem para passear nos finais de semana em localidades de rios, porque as crianças precisam de um monitoramento constante. 

Artigo de Opinião: Na Contramão da História

Segunda | 12.01.2015 | 11h00
Autor: Por Dr. Cleio Diniz


(Foto: Laércio de Morais | Conquista Urgente)

Crescimento e Desenvolvimento, apesar serem gramaticalmente sinônimos, na aplicabilidade social e política apresentam resultados distintos. Enquanto o primeiro representa o aumento material, o segundo representa o aumento intelectual, evolutivo agregado pelas ações. Partindo desse pressuposto, podemos dizer que ter o crescimento de uma sociedade não significa necessariamente que teremos seu desenvolvimento.

Trocando em miúdos, uma sociedade cresce construindo e se expandindo, mas somente se desenvolve com transformações concretas que alteram a situação daqueles que nela habita. Assim não basta construir um prédio, mas que este prédio produza saúde, educação, traga conforto e conhecimento que se multiplicam e resultem em melhorias.

A grande questão esta na diferença entre um político e um estadista, ou seja, enquanto o primeiro acha que sabe o outro consegue ver o resultado futuro. Infelizmente este último esta cada vez mais em falta. Na maioria das vezes vivemos resultados de situações plantadas a muito atrás a qual nunca teve seu curso acertado.

Nesta linha, mais precisamente em nosso município estamos vivenciando um retrocesso no desenvolvimento, onde já está concretizado a transferência da DIREC para um município vizinho e a forte cogitação da transferência da CIRETRAN pra outro e a dissolução da DIRES, prejuízos inigualáveis ao Município na falta desses três importantes órgãos. Apesar de não finalizada a existência total destas perdas, somente a sua cogitação e efeito parcial já demonstra que estamos no caminho errado, ou seja, na contramão da história.

A tendência natural é a busca pela evolução individual e coletiva, todavia, contrariando os anseios e expectativas ao invés de ganharmos estamos perdendo. O pior é querer defender a tese que a conduta adotada esta correta.

Vale lembrar que este fato não é novo, salientando que o nosso precário sistema judiciário, reconhecido pelo Tribunal de Justiça como deficiente em quantidade de magistrados foi esquecido na última nomeação de novos juízes, o que também representa uma perda considerável.

Infelizmente, podemos afirmar que com as perdas dos órgãos em questão, esse não é o primeiro sinal de que algo esta errado, quiçá, tudo esta errado. O que mais vai ter que acontecer? 

Prazo para alistamento militar vai até 30 de julho

Segunda | 12.01.2015 | 10h45


Foto: Reprodução

O prazo para o alistamento militar começou sexta-feira (2) e vai até 30 de junho para os cidadãos brasileiros do sexo masculino nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015. Neste período, os jovens devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima da sua residência. De acordo com a Agência Brasil, o alistamento militar é obrigatório e independe de grau de escolaridade.O Serviço Militar inicial obrigatório tem duração de 12 meses, e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses. Os documentos necessários para o alistamento são: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de habilitação ou de trabalho), comprovante de residência, foto 3x4 recente, de frente e sem retoques. No caso de ser naturalizado, levar a prova de naturalização ou certidão do termo de opção. Também existe a opção de pré-alistamento, que visa a acelerar o processo, para que o cidadão permaneça o mínimo de tempo na JSM. Segundo o Ministério da Defesa, caso o cidadão tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Jovens com deficiência precisam apresentar atestado médico. Todos os documentos devem ser originais.