Conquista Urgente

Conquista Urgente


MP abre inquérito contra prefeitura de livramento para exigir serviços na área de saúde

Quinta | 17.08.2017 | 16h07
Autor: L12 Sudoeste


Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) tem mostrado uma postura firme no cumprimento do seu papel em Livramento de Nossa Senhora, que é fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade. Em sua mais recente atuação resolveu abrir mais um inquérito civil contra a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora. Desta vez, o promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura baseou-se nos depoimentos de várias pessoas do município, que relataram a falta de prestação de serviços na área da saúde, em especial os serviços de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. De acordo com o MP, a secretaria municipal de saúde do município sinalizou, através de ofício, assinado pelo secretário Gerardo Junior, de que os serviços supracitados não estão sendo disponibilizados, em sua totalidade, por “ausência de estrutura, equipamentos e materiais”, “por falta de convocação do aprovado do concurso” e “por inexistência de profissional aprovado no concurso”. Diante da situação, o MP decidiu instaurar inquérito civil, com o objetivo de fazer com que a administração pública municipal, que detém integralidade na gestão de saúde, disponibilize, administrativa ou judicialmente, os serviços supramencionados, de modo especial para as crianças e pacientes com necessidades especiais. Entre uma série de diligências determinadas pelo MP, solicitou dar ciência do procedimento ao Conselho Municipal de Saúde para que averigue a veracidade das denúncias dos cidadãos, cujos termos deve ser-lhe encaminhados. Pediu ainda que fosse comunicado do inquérito à imprensa, para que divulguem aos pacientes cujas demandas nas áreas citadas não tenham sido atendidas que compareçam novamente à Secretária de Saúde para registrarem suas demandas e, somente depois de eventual recusa dirijam-se ao Ministério Público.

Prefeitura de Brumado emite nota de despejo de residência universitária localizada em Conquista

Quinta | 17.08.2017 | 15h05


Foto: Reprodução

Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, contam que receberam neste mês de agosto uma nota de despejo para deixarem a residência universitária. O comunicado foi emitido pela prefeitura de Brumado, município de origem dos estudantes, e que fica a cerca de 137 km de Conquista. Ao G1, os universitários disseram que não têm condições de manter a moradia na cidade para continuar os estudos, sem a ajuda municipal. Em comunicado, a Prefeitura de Brumado alegou que o corte do aluguel faz parte de mudanças administrativas. O mesmo comunicado, no entanto, diz que a medida faz parte de um projeto de lei, que ainda não foi aprovado, mas já está em vigor. Conforme a aluna do quinto semestre de pedagogia, Joanne Vale, 19 anos, os estudantes receberam a nota de despejo no dia 11 deste mês, mas ela foi expedida no dia 4 de agosto. Joanne conta que cerca de 22 estudantes moram na casa com 11 quartos e cerca de 7 banheiros. O G1 conversou com a secretária de Educação de Brumado, a educadora Acácia Ribeiro, que disse que a prefeitura vai trocar o aluguel para uma bolsa, e que essa só será concedida para estudantes que sejam considerados carentes. A secretária, no entanto, não respondeu quais parâmetros serão utilizados para determinar o que o município considera como carência.

Morre, aos 78 anos, o ator Paulo Silvino; O Severino de Zorra Total

Quinta | 17.08.2017 | 14h04


Foto: Reprodução

Morreu, na manhã desta quinta-feira (17), aos 78 anos, o ator Paulo Silvino. Segundo a Central Globo de Comunicação, o humorista morreu em casa, na Barra da Tijuca, Zona oeste do Rio, no início da manhã. Em redes sociais, o filho mais novo do ator, João Paulo Silvino, lamentou a morte do pai. "Que Deus te receba de braços abertos meu pai amado". “Ser comediante nasceu por acaso. Talvez seja pela minha desfaçatez, porque eu nunca tive inibição de máquina. Tenho tranquilidade com a câmera e tive vantagem em televisão por isso. O riso dos cinegrafistas é o meu termômetro”. Paulo Silvino. O artista, que lutava contra um câncer no estômago, estreou na TV Globo em 1966, apresentando o Canal 0, programa humorístico que satirizava a programação das emissoras de TV. Segundo a família, Silvino chegou a ser submetido a uma cirurgia no ano passado, mas o câncer se espalhou e a opção da família foi que ele fizesse o tratamento em casa. Silvino cresceu nas coxias do teatro e nos bastidores da rádio. Isso porque seu pai, o comediante Silvério Silvino Neto, conhecido por realizar paródias de figuras públicas no Brasil dos anos 1940 e 1950, levava o menino para acompanhar seu trabalho. Paulo Silvino também mostrava talento para a música, revelado durante as aulas que tinha com a mãe, a pianista e professora Noêmia Campos Silvino.

Sudoeste: INB abrirá inscrições de concurso para unidade de Caetité, em setembro

Quinta | 17.08.2017 | 13h07


Foto: Reprodução

Uma nova oportunidade no mercado de trabalho se aproxima, pois as inscrições para o concurso das Indústrias Nucelares do Brasil (INB) devem ser abertas em setembro deste ano. No próximo dia 20, a estatal assinará contrato com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), organizadora do concurso, e o edital está programado para sair até o dia 31 deste mês. O concurso visa à formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio, médio/técnico e superior. As remunerações variam de R$ 2.334 a R$ 5.700. O prazo de validade do certame deve ser de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. O último concurso aconteceu em 2012.

CNH digital deve ser implantada antes de fevereiro

Quinta | 17.08.2017 | 12h00


Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (16) uma resolução que muda o cronograma da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), documento que será emitido por meio de aplicativo no celular com o mesmo valor jurídico da carteira impressa. O texto inicial da medida, de 25 de julho, afirmava que o documento digital seria implantado pelos Detrans "a partir" de 1º de fevereiro de 2018. A nova publicação exige a implantação "até" essa data. Isto quer dizer que os Detrans podem começar a emitir nos próximos meses, sendo que em 1º de fevereiro todos os órgãos estaduais devem estar obrigatoriamente aptos a disponibilizar a carteira virtual para quem tiver interesse. "Os Detrans que tiverem interesse já podem iniciar seus testes e se adequarem com antecedência", afirmou ao G1 o Ministério das Cidades. O primeiro estado a ter um projeto-piloto será Goiás, de acordo com o ministério.

Caetité: Colisão entre ônibus da Novo Horizonte e carro de passeio mata funcionário da INB

Quinta | 17.08.2017 | 11h06
Autor: Caetité Notícias


Foto: Reprodução

Um grave acidente, ocorrido por volta das 18h30, desta quarta-feira (16) no trecho da Serra dos Brindes, próximo a Guanambi fez uma vítima fatal. Segundo testemunhas, um ônibus da Viação Novo Horizonte teria quebrado e um outro ônibus da mesma empresa parou na pista para dar socorro. Momentos depois um veículo VW Fox não teria visto o ônibus na pista e colidiu violentamente no fundo e causando a morte instantânea do motorista do Fox. A vítima trata-se de José Silvério Barbosa, de 42 anos e estava a caminho de Guanambi. Barbosa era funcionário das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) com sede em Caetité e era muito querido por seus colegas da empresa. O trânsito no local ficou complicado. Unidades do SAMU 192 e da Polícia Civil, deslocaram-se até a ocorrência. As causas reais do acidente devem ser investigadas pela polícia. 

Conquista: Polícia descobre plantação de maconha dentro de residência

Quinta | 17.08.2017 | 10h04
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

A Polícia Civil, através da equipe da Delegacia de Combate a Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista, após investigações, efetuou, na tarde de ontem (quarta-feira), a apreensão de uma grande quantidade de pássaros silvestres de várias espécies, dentre elas  estervo, periquito,  azulão,  cardeal,  papa-capim,  colerinha, custipiu, canário , tiziu, pássaro preto e sabiá , além de maconha prensada e plantada no interior da casa de  Renato Alves dos Santos, de 46 anos,  localizada no Bairro Bruno Bacelar. O acusado foi conduzido e interrogado na DTE,  onde confessou o crime  ambiental e o uso de Maconha.

Poções: Detentos da delegacia fazem rebelião por melhor alimentação e condições de higiene

Quinta | 17.08.2017 | 09h03
Autor: G1 Bahia


(Foto: Blog do Jeferson Almeida)

Detentos que estão custodiados na delegacia da cidade de Poções, no sudoeste da Bahia, realizaram uma rebelião na tarde desta quarta-feira (16). Segundo informações da polícia, os presos reivindicavam melhorias na higiene da cela e melhora da comida oferecida no local. A rebelião começou por volta das 14h e terminou por volta das 18h40. Ainda de acordo com a polícia, eles fizeram reféns dois colegas de cela: um que teria estuprado uma garota e outro que segundo eles é "dedo duro". Para encerrar a rebelião, a polícia acordou com os detentos que eles serão transferidos para presídios de Jequié e Vitória da Conquista. Com os custodiados, a polícia apreendeu 12 celulares e maconha.

Começa nesta quinta o pagamento do PIS-Pasep 2017-2018

Quinta | 17.08.2017 | 08h45


Foto: Ilustração

Começa a ser depositado nesta quinta-feira (17) o abono salarial PIS-Pasep 2017-2018. No caso do PIS, o pagamento será para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho, e no do Pasep é para servidores públicos com final da inscrição 0. De acordo com o calendário, quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberá o PIS ainda no ano de 2017. Já os nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre de 2018. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 29 de junho de 2018, prazo final para o recebimento. Nesta primeira etapa, está previsto o pagamento a mais de 2 milhões de trabalhadores, que totalizam R$ 1,4 bilhão. Para o exercício 2017/2018 serão destinados R$ 16,9 bilhões para pagamento do abono salarial a 24 milhões de trabalhadores. O valor do abono varia de R$ 78 a R$ 937, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2016. Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016. No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhador

Conquista: Homem agride esposa e queima as roupas da companheira; ele foi detido

Quarta | 16.08.2017 | 18h05
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

Uma guarnição da Base Comunitária de Segurança Nova Cidade 77ª Companhia Independente de Polícia Militar foi acionada para atender ocorrência de violência doméstica, na Rua das Pedrinhas, Bairro Cruzeiro. em Vitória da Conquista. A vítima relatou que quando chegou em casa flagrou o companheiro queimando suas roupas e documentos pessoais. Após isso a vítima contou ter sido agredida por seu cônjuge de 33 anos com tapas e socos. O agressor foi preso e encaminhado para o DISEP.

Operação Zelotes: FHC depõe nesta quinta como testemunha de defesa de Lula

Quarta | 16.08.2017 | 17h03
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deve depor nesta quinta-feira (17) no âmbito da Operação Zelotes. O tucano será testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o ex-ministro Clóvis Carvalho também prestará depoimento nas mesmas condições. Ambos serão ouvidos pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira por videoconferência. Lula é réu na ação por lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência, por supostamente ter interferido na compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da MP627. Um dos filhos do petista, Luís Cláudio Lula da Silva, também responde pelos mesmos crimes que o pai, exceto tráfico de influência.

Guanambi: Filho fere a própria mãe com espeto de assar carne

Quarta | 16.08.2017 | 16h00
Autor: Sudoeste Bahia


Foto: Reprodução

Durante uma discussão, o filho acabou ferindo a própria mãe com um espeto utilizado para assar carne, no Bairro Alto Caiçara, em Guanambi, na manhã desta terça-feira (15/08). De acordo com informações preliminares obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a mulher teve o corpo perfurado, tendo o espeto penetrado na altura da virilha e saído nas nádegas. A vítima foi socorrida e encaminhada por uma unidade do Samu 192 ao Hospital Regional.  A Polícia Militar esteve no local. Não há informações sobre o que pode ter motivado a ação.

Cândido Sales: PF prende três por poluir Rio Parto com descarte de curtume

Quarta | 16.08.2017 | 15h01
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução

Três pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (16) em uma operação da Polícia Federal (PF) em Cândido Sales, no sudoeste baiano. A Operação Dark Water, feita com apoio do Ibama, combate a prática de crimes ambientais. Em Cândido Sales, o grupo envolvido no crime atua em curtume de couro. Sem autorização de órgãos ambientais, os suspeitos lançavam resíduos sólidos e líquidos sem o devido tratamento nas águas do Rio Pardo. Ainda segundo a PF em Vitória da Conquista, a investigação foi iniciada em janeiro de 2017, mas desde 2008 os responsáveis são notificados e advertidos pelos órgãos ambientais. Nas notificações, era solicitada a realização de um Plano de Recuperação da Área, o que não foi atendido até agora, acrescenta a PF.  O nome da operação é uma alusão à caraterística poluída da água após a prática da atividade comercial do grupo. Eles serão autuados pelo crime previsto no artigo 54, inciso V, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e será expedido ofício à Prefeitura de Cândido Sales para que seja realizada a eliminação dos dejetos de forma adequada, para que não ocorram mais prejuízos ao meio Ambiente.

Acidente em Minas mata vice–prefeito de Urandi e mais duas pessoas da família

Quarta | 16.08.2017 | 14h05
Autor: Alô Cidade


Foto: Reprodução

Uma tragédia abalou o pequeno município de Urandi na manhã desta terça – feira, dia 15. Um grave acidente na MG 122, rodovia que corta o Norte de Minas Gerais tirou a vida do vice - prefeito de da cidade Valmir da Costa Dantas, 50 anos de idade, conhecido como Valmir do posto. Outras duas pessoas também morreram no fatídico acidente; um homem conhecido como João de Mandinha e sua esposa Maria José, conhecida pelo apelido de Zezinha. Eles teriam ido levar sua filha para embarcar em Montes Claros. A moça estava indo estudar no Mato Grosso. O acidente aconteceu próximo ao Povoada de Camarinhas, no município de São Francisco, região do Norte de Minas. Segundo informou a Policia Rodoviária Estadual de Minas Gerais, além dos três mortos mais três pessoas ficaram feridas. Testemunhas afirmam que os dois carros de passeio se chocaram de frente, depois de um deles, com placa de Januária rodar na pista e sua condutora perder o controle do mesmo. Três das quatros pessoas que ocupavam o outro veículo com placa de Urandi, morreram na hora. Um quarto ocupante, um sargento da Policia Militar aposentado de pré nome Jailton, ficou ferido e está internado em um hospital de Janaúba. Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros socorreram as vítimas. Os feridos foram levados para hospitais em Montes Claros e Janaúba.

Brumado: Professor que agrediu secretário municipal é condenado a pagamento de multa

Quarta | 16.08.2017 | 13h08


Foto: Reprodução

O professor Gilvan Moreira da Silva, um dos representantes do sindicatos dos professores de Brumado (APLB), terá que indenizar em R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), por danos morais, o ex-secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Brumado, Rodrigo Cunha Vasconcelos, filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). De acordo com o processo, no dia 24 de março de 2017, o professor teria se envolvido em uma confusão com Rodrigo e, logo em seguida, o agredido fisicamente. Na ocasião a vítima chegou a receber um soco no rosto deferido pelo professor. O tumulto aconteceu em uma sessão extraordinária realizada na câmara municipal, onde os vereadores tinham acabado de votar projetos de Lei, de autoria do poder executivo, no qual um dos projeto visava unificar os sindicatos em um único, que acabaram não agradando a classe. Após ter registrado o BO, o secretário decidiu entrar com ação contra o docente. O Juiz Rodrigo Souza Britto julgou Procedente os pedidos para condenar a parte acionada a pagar a referida indenização por danos morais. Não havendo pagamento voluntario, no prazo de 15 dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de 10% (dez por cento).